Santa Catarina esta vivenciando hoje fenômenos que chegarão em breve para a maioria das cidades costeiras ou para aquelas muito próximas ao nivel do mar. Estamos vendo o desespero das pessoas e a luta do exercito tentando ajudar, salvando pessoas, construindo pontes, removendo entulhos e muito mais. Enquanto isso, os governadores em suas salas com ar condicionado apenas dizem que vão enviar milhões para socorrelas. Na verdade, para cada 1 milhão que vai, talvez a metade se perca no caminho.
Mas seriam estes fenômenos apenas um sinal do aquecimento, com alteração da temperatura, excesso de chuvas, secas em outras areas ou a culpa seja de quem planeja as cidades? Hoje não precisamos caminhar muito para ver que em qualquer cidade as pessoas adquirem terrenos dentro de arroios, ao lado de rios, corregos, quase dentro de lagos, nas encostas de morros etc. Aqui em Viamão por exemplo, o morro já começa a ser corroido aos poucos. Quando começar a vir abaixo vão culpar quem? O tempo? São Pedro? A administração Publica?
Também em pontos mais baixos, como na Vila Augusta, para onde praticamente todas as sangas e arroios se dirigem, as pessoas utilizam o mesmo para descarregar lixo, animais mortos, moveis, pessoas mortas entre outras coisas. Não será de estranhar se no proximo inverno aja um atulhamento no final destas vias de água fazendo a população ribeirinha ficar dentro d'água. Dai gastam milhares de reais (ou milhões quando se tem) tentando reparar as coisas. As pessoas solidarias, geralmente pobres, se juntarão mais uma vez para fazer doações e as TVs e jornais ganharão milhões com a desgraça alheia, informando apenas um telefone para colher donativos.
De quem é a culpa afinal?
Nenhum comentário:
Postar um comentário