terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Web Onipresente

No ultimo encontro Brasil Telecom e Profissionais de Comunicação do RS, ficou claro uma coisa que a muito tempo já falávamos aqui: Uma mudança sem precedentes na mídia e a forma de se levar conteúdo até as pessoas.


As vezes pode parecer modismo para alguns, mas hoje todos os produtos já estão saindo das fábricas pensando em trabalhar em rede, seja uma simples geladeira que servia apenas para “gelar alimentos”, até televisores que irão mostrar na tela o que e somente o que desejarmos ver.

A Brasil Telecom afirma que a mobilidade é um caminho sem volta. Tanto que a cada minuto diminui a quantidade de telefones fixos ao mesmo tempo em que aumenta a dos moveis. O mais interessante é que existem pessoas que, mesmo com um telefone fixo em casa, utilizam o móvel pela facilidade, mesmo pagando mais caro pela ligação.

Outra curiosidade para alguns, foi a confirmação de que as pessoas que assinam TV a cabo no Brasil, muitas vezes o fazem para ver os canais abertos, apenas com uma melhor qualidade de imagem. Isso deverá produzir talvez uma queda nas TVs por assinatura, com a chegada de TV Digital.

Também foi traçado um paralelo com o que afirmam alguns cientistas:

Moore – Miniaturização acelerada
Metcalfe – Todas as coisas em rede
Maxwell – Tudo sem fio

Notem que não sou eu quem afirma isso desde o nascimento do www.VIAMAOHOE.com.br ou de algum palestrante desta empresa de comunicação. Aqui não se fala em colocar em risco milhares de reais ou mesmo milhões; se fala em bilhões! Ou seja, os dados que nos foram passados são oriundos de intensa e profunda pesquisa e não são utopias.

A verdade é que tudo será feito para as pessoas terem em suas mãos todas as mídias, ou seja, radio, tv, web, jornal e o que imaginar. A idéia de que todo ser humano iria ter um micro computador em casa veio abaixo! Todos terão sim, uma aparelho muito melhor e menor e que será um misto de celular, computador, televisão entre outras funções. Bastará ligar em casa este aparelho para recebermos TV de alta definição em telas nas paredes, acesso a web e as noticias que queremos, sem precisar usar o controle remoto, apenas obedecendo um perfil pré-estabelecido.

Mas calma, tal aparelho ainda não está nas lojas! Apesar dos técnicos da Brasil Telecom terem apresentado protótipos, sendo o mais interessante o de uma TV via WEB que nos chamou a atenção, ainda falta alguns ajustes técnicos e de legislação na área. Também um jogo on line, num aparelho que simula uma espécie de GPS mostrando a posição das pessoas que estão numa determinada área, desde que tenham um aparelho similar e estejam a fim de jogar evidentemente.

Provavelmente em breve nós com um aparelho semelhante a este e com base num perfil, poderemos caminhar por um parque e encontrarmos mais facilmente nossa cara metade, pois o aparelho mostra pontinhos na tela. Ou seja, será a tecnologia, fria como dizem alguns, facilitando até nossa vida sentimental.

Além desta possível função lúdica que com certeza vai fazer a cabeça da moçada, existe a possibilidade de qualquer cidadão programar uma lista de compras e ele mostrar qual a loja mais próxima tem o produto, informando inclusive o preço. Essa informação talvez saia de graça para quem consultar, paga apenas pelas empresas que se cadastrarem.

Esperamos que esta empresa continue estudando a nos traga o mais rápido possível estes equipamentos e serviços.Evidentemente são projeções que com certeza assim que a técnica vencer alguns problemas irão chegar as suas, as nossas mãos!

Leia Revista Veja Especial Tecnologia

Nenhum comentário: