segunda-feira, 18 de maio de 2009

2012 – O Ano do Papel e da Web

2012 esta se tornando um número conhecido. Mas o que será que nos aguarda 2012?
Fora as previsões de catástrofes naturais e até mesmo do provável fim do mundo, é claro que teremos novas eleições em Viamão.

Está longe mas, os candidatos já começaram a se movimentar, pelo menos na Web, que é o que vai dominar a opinião publica em 2012. Esqueçam os xaropes carros de som. Já há uma campanha por todo o Brasil e breve em Viamão que pede “Não Vote Em Quem Torra Nossos Ouvidos”.

E não é para menos. Mas, ao lado da Web, ainda os tradicionais “santinhos” parecem que continuarão a fazer a cabeça das pessoas, pelo menos daquele parcela miserável de Viamão. Então, gráficas se preparem. Serão toneladas e toneladas de papeis pelo chão em 2012.

Outro dia, vi um papeleiro que passava de casa em casa recolhendo anúncios de lojas e supermercados, como BIG e Carrefour, fora o de outras lojas. Era impressionante a quantidade de impressos que este senhor tinha no carrinho. Também já vi pessoas caminhando e retirando os mesmos das casas, isso segundos após os distribuidores largarem.

Se por um lado estes mercados e lojas estão sustentando famílias no momento em que produzem tantos impressos, por outro deixamos de ver as ofertas. Mas nada bate a internet na hora das compras, tanto que as Lojas Bahia se mandaram de Viamão e outras lojas também seguirão o mesmo caminho. Ninguém em sã consciência compra mais em lojas sem antes entrar num site como da Americanas ou do Ponto Frio.

Um dia destes, a mesma TV que estava numa grande loja na Santa Isabel estava praticamente R$ 1.000,00 mais cara que num site na Web. O que vai ocorrer é que irão sobreviver apenas aquelas lojas que vendem coisas pequenas, baratas, tipo aquele comercio indiano onde o pessoal pega o material, levanta pra cima, cheira etc.

Assim, enquanto a publicidade em papel, se continuar, será para produtos baratos ou destinada a parcela mais pobre. Isso se aplica também para os partidos políticos que queiram ganhar votos nas vilas e áreas mais esquecidas (ou atiradas), de Viamão. O Advento da TV Digital também irá contribuir para isso e também a disseminação de celulares com acesso a web deverá modificar a forma de fazer política.

Foi-se o tempo em que a Prefeitura não se preocupava com a TV e com a Web. Depois da chegada da TV Record, aceitem ou não, com seu Balanço Geral, as coisas ficaram ruins para quem administra as cidades. Antes a coisa ficava restrita a alguns segundos mas agora ganham espaços cada vez maiores. Na cola do Balanço Geral, sabe-se que outras emissoras também querem programas no mesmo formato.

Isso após termos dito aqui mesmo que a comunidade quer ver sua vila na TV, e não ver coisas de São Paulo, Rio de janeiro ou Afeganistão. Custou para cair a ficha. Também a dobradinha Programa na TV e um Blog na Web ira modificar para sempre a forma de se fazer TV (e política), principalmente em Viamão. Chegam a dizer que nosso Prefeito Alex teria ficado doente por causa disso. Seria verdade? Aproveite e comente aqui mesmo!

Nenhum comentário: