terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Voltando de Pandora




Acabei de ver pela terceira vez, agora em DVD, o filme Avatar. Mas tentar ver num LCD, mesmo de qualidade e tela grande é como ligar um radinho a pilha para assistir ao miss universo. Este filme foi feito para ser visto em 3D e pronto.


A meu ver, este foi o melhor filme já criado. Roteiro excelente, atores muitos bons e o visual... Bom, eles pensaram em tudo no desenho das maquinas, dos computadores com tela tambem em 3D onde as pessoas arrastavam arquivos de uma tela para outra como se descolassem uma figura de um lap top para colar noutro.
.



As plantas luminosas, a vegetação que brilha no escuro ao mais sensível toque, seres vivos que são animais e plantas ao mesmo tempo e que literalmente passam diante de nossos olhos. Os animais, cada um mais medonho que o outro fazem nosso T-Rex ser um bichinho de estimação. Incrível a quantidade de animais, plantas e outros seres vivos criados. Nada daqueles bichos tipo "MIPs" ou "Evolution". Com movimentos identicos a aguas-vivas, seres semelhantes a dentes-de-leão vagam brilhando pela noite entre as matas e entre as cabeças dos espectadores.

E o que dizer os abismos? Estradas feitas de troncos que sobem até os ceus onde blocos de rochas ficam suspensos no ar por alguma força desconhecida. Incrível ver cachoeiras despejando suas aguas que jamais tocarão o chão porque estão a quilômetros de altitude. Há momentos que, para pessoas que tem medo de altura, são obrigadas a tirarem os óculos, tamanha a vertigem. Pois até mesmo outras leis da física os caras criaram, coisa que sabemos hoje, podem existir sim em outros universos.
.
Talvez para quem tem uma visão de mundo mais simplista, limitada até pelo que é passado em nossas arcaicas escolas e universidades, possa não chocar tanto. Mas hoje é aceito a existência de múltiplos universos com suas diferentes leis físicas, químicas e biológicas e isso torna o filme, apesar de parecer fantástico, algo muito verossímil com nosso multi-universo.

Importante também a mensagem ecológica que todos bem conhecem mas que na verdade não estão muito ai. Não se pode tentar comparar com outro filme porque não existe outro, porque em alguns momentos somos quase levados a crer que o diretor realmente foi a outro planeta filmar.


Mais que um filme, um manifesto contra a forma como a humanidade esta trilhando sua historia e tambem uma verdadera obra de arte como a muito tempo não se via. Enfim, um filme que foi feito para ser visto e revisto, pena que em casa ainda será difícil ter o esplendor do cinema digital em 3D. Quem sabe em breve eles começam a passar novamente nos cinemas!

Nenhum comentário: