terça-feira, 6 de abril de 2010

O Fim do Mundo Já Começou no Rio de Janeiro



Um mês de chuvas em apenas quatro horas. Pessoas ilhadas sem poder voltar para casa. Bombeiros, policia, transito parado. Nada se move a não ser as águas. Caos total. Isso pode ser uma amostra do que seria o fim do mundo anunciado para 2012 mas que já começou no Brasil graças talvez ao aquecimento global mas com certeza, à falta de planejamento e atenção do governo.

Hoje, terça-feira, dia 6 de abril de 2010 era para o governo Estadual ou mesmo federal decretar feriado no Rio e isso deveria ser tornar uma pratica comum a partir de agora no Brasil. Muitas pessoas nem conseguiram chegar em suas casas e deverão voltar para seus empregos, mesmo sem jantar, tomar café ou banho. Descaso total com essa gente que construiu e mantém o Rio de Janeiro, para meia dúzia de políticos ganharem com isso.

Toda vez que algo assim acontece, vem o Prefeito destas cidades dizer que é uma situação atípica. Mas quem assiste televisão ou ê jornais sabe que isso esta ocorrendo de forma generalizada no Brasil e nada é feito. As pessoas continuam desmatando morros, estradas superfaturadas levam milhões de recursos quando poderiam, pelo preço que foram orçadas, serem vias elevadas por exemplo. Outra questão: onde está o exercito? Brincando de manobras em alguma região distante?

O Governo Federal já deveria ter um órgão para estudar estas mudanças climáticas e replanejar todas as cidades, em especial as litorâneas que realmente estão condenadas. Aqui em Porto Alegre ainda não tivemos nada parecido mas é apenas uma questão de tempo e pode ocorrer a qualquer momento. Pior que fala-se em criar túneis e metrô subterrâneo em nossa capital, mas ninguém leva em consideração o aumento do nível do mar a nível planetário. Com o degelo, as águas ficam mais doces e isso as faz evaporar mais rapidamente e devera aumentar exponencialmente o volume de chuvas nos próximos anos (ou meses).

Claro que é bem fácil para o Prefeito, no conforto do seu lar pedir para as pessoas ficarem em casas, mesmo arriscando perderem seu emprego. Ele jamais perderia o emprego se não fosse trabalhar. Evidentemente os órgãos do governo são os primeiros a não abrir, como é o caso do Tribunal de Justiça. Passadas as chuvas, voltará o samba, carnaval e novelas. O povo vai esquecer e o governo como sempre, dirá que isso não é culpa dele. Vamos acordar pessoal. O mundo nunca teve e nunca terá data para acabar e cabe somente a nós tentar salva-lo.

Nenhum comentário: