
Um mês de chuvas em apenas quatro horas. Pessoas ilhadas sem poder voltar para casa. Bombeiros, policia, transito parado. Nada se move a não ser as águas. Caos total. Isso pode ser uma amostra do que seria o fim do mundo anunciado para 2012 mas que já começou no Brasil graças talvez ao aquecimento global mas com certeza, à falta de planejamento e atenção do governo.
Hoje, terça-feira, dia 6 de abril de 2010 era para o governo Estadual ou mesmo federal decretar feriado no Rio e isso deveria ser tornar uma pratica comum a partir de agora no Brasil. Muitas pessoas nem conseguiram chegar em suas casas e deverão voltar para seus empregos, mesmo sem jantar, tomar café ou banho. Descaso total com essa gente que construiu e mantém o Rio de Janeiro, para meia dúzia de políticos ganharem com isso.
Toda vez que algo assim acontece, vem o Prefeito destas cidades dizer que é uma situação atípica. Mas quem assiste televisão ou ê jornais sabe que isso esta ocorrendo de forma generalizada no Brasil e nada é feito. As pessoas continuam desmatando morros, estradas superfaturadas levam milhões de recursos quando poderiam, pelo preço que foram orçadas, serem vias elevadas por exemplo. Outra questão: onde está o exercito? Brincando de manobras em alguma região distante?
O Governo Federal já deveria ter um órgão para estudar estas mudanças climáticas e replanejar todas as cidades, em especial as litorâneas que realmente estão condenadas. Aqui em Porto Alegre ainda não tivemos nada parecido mas é apenas uma questão de tempo e pode ocorrer a qualquer momento. Pior que fala-se em criar túneis e metrô subterrâneo em nossa capital, mas ninguém leva em consideração o aumento do nível do mar a nível planetário. Com o degelo, as águas ficam mais doces e isso as faz evaporar mais rapidamente e devera aumentar exponencialmente o volume de chuvas nos próximos anos (ou meses).
Claro que é bem fácil para o Prefeito, no conforto do seu lar pedir para as pessoas ficarem em casas, mesmo arriscando perderem seu emprego. Ele jamais perderia o emprego se não fosse trabalhar. Evidentemente os órgãos do governo são os primeiros a não abrir, como é o caso do Tribunal de Justiça. Passadas as chuvas, voltará o samba, carnaval e novelas. O povo vai esquecer e o governo como sempre, dirá que isso não é culpa dele. Vamos acordar pessoal. O mundo nunca teve e nunca terá data para acabar e cabe somente a nós tentar salva-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário