sábado, 11 de junho de 2011

Porto Alegre no Mundo da Lua

Teve inicio dia 10 de junho e vai até o dia 16, a III Semana Ufológica de Porto Alegre. Detalhes no final do texto.

Até bem pouco tempo, questão de 10/15 anos, eu também me considerava um Ufólogo de carteirinha, daqueles que colecionam revistas e livros sobre o assunto e tem aquele conhecido cartaz colado na parde do “I Believe!” (Eu Acredito). E sofria, como é natural, toda forma de critica o que me deixava relativamente chateado. Hoje não acontece mais isso não porque algumas pessoas pararam de caçoar ou praticar "bullying ufológico" como dizem agora, mas porque deixei de ser Ufólogo. Não estranhe se começarem a processar as pessoas por esta forma de “bullying”.

Deixei de ser não porque duvido da realidade de alguns fatos ou que não acredite em vida fora da Terra. Sempre tive a convicção de que o universo ferve de vida e que existam neste conjunto, milhões (ou mesmo bilhões) de planetas com vida inteligente. Ao mesmo tempo em que fui estudando essa possibilidade não apenas através da Biologia e química, mas da matemática, cada vez me afastava mais da Ufologia fantasiosa. Entretanto, a grande maioria das pessoas não procura evoluir e acaba indo a fontes que somente querem vender ilusões e se tornam vitimas fáceis.

A cada encontro que ia ficava mais chateado, pois não se dizia nada com nada e apenas acusavam a NASA e o Governo de esconderem algo. Talvez quem esconda alguma coisa são os próprios Ufólogos que dizem saber a verdade mas não a apresentam. Não é estranho? Com certeza nestes próximos encontros será a mesma coisa. Revelações de Círculos Ingleses (mesmo já tendo aparecido quem os faz), Quem ergueu as Piramides, Calendário Maia e tantas outras abobrinhas. Tem também aquele papo de que vão abrir agora os arquivos secretos. Acho difícil, caso houvesse alguma segredo, os EUA fossem revelar. No Brasil tudo bem, pois qualquer avião não identificado nossa moderna e aparelhada F.A.B. identifica como OVNI. Não podemos esquecer daquelas enfadonhas sucessões de vídeos e fotos suspeitas, colhidas sem o menor critério da web tornaram a Ufologia motivo de piada e descrédido para seus seguidores

O fim chegou por volta do final dos anos 90, quando do surgimento da seita conhecida como Projeto Portal, atualmente auto conclamado um Projeto Paracientifico, ou seja, que não é cientifico. Pra não falar por falar e seguindo o conselho dos próprios organizadores, resolvi ir lá e fui varias vezes; algumas delas fui levado por amigos e outras como free lancer. Até mesmo como “Cabeça de Praia” como dizem no jargão militar, muitas vezes arriscando o próprio pescoço em armadilhas no local. A ultima vez fui em Minas do Camaquã (Dezembro de 2009), quando alguns colegas e eu presenciamos o “aparecimento” do tal Bilu, claro uma brincadeira do pessoal, nada mais que isso. Mas neste momento vi que aquilo não era para mim.

Eu não vou a igreja porque não aceito o que os padres contam.E por isso não vou lá e ficar fazendo gracinha com ele, afinal, é o trabalho dele como qualquer outra empresa. Desta forma, larguei de mão estas seitas e também a Ufologia que acabou se tornando uma, apesar de jurarem de pés juntos que não. Isso estava fazendo brigar com varias pessoas, completamente transtornadas, afinal, era a religião delas e eu entendia como algo puramente cientifico.
Geralmente ( isso é estudo, não sou eu quem afirma), uma pessoa vê algo que não consegue entender nos céus e se torna Ufólogo, da mesma forma que antigamente se transformavam em lideres religiosos. Quanto mais ela acredita que aquilo que viu era um OVNI que avisão acaba se solidificando no cérebro.

Uma coisa que também notei é que os Ufólogos não sabem absolutamente nada do objeto de estudo. E isso é muito ruim. Eles anseiam muito mais que as Forças Armadas resolvam suas duvidas do que eles próprios tentem resolver. Então ficam naquele joguinho infantil de acusar este ou aquele seguimento da sociedade como “estar escondendo a verdade” ou solicitando provas ou que abram os tais arquivos para mostrar a verdade. Mas que verdade?

Uma coisa muito importante, caso alguma civilização estivesse dominando ou invadindo a Terra (como alegam alguns Ufologos), seria prudente colocar em pânico toda a população do planeta? Se eles, os Ets, fazem isso tão bem desde os tempos bíblicos sem causar danos a nossa sociedade, com certeza não seria bom um bando de malucos tentarem provocar o caos. Se eles estão ai, fazem isso ou aquilo, que continue assim. Não podemos fazer nada. Eles com certeza são infinitamente superiores a nós e não nos querem fazer algum mau, do contrario, já teriam feito.

Entretanto, estes encontros não deixam de serem divertidos, pois muitas pessoas só se sentem felizes nestes grupos, seja de Ufólogos, Esotéricos ou até mesmo Religiosos. Há muitas brincadeiras, videos, seção de fotos e a outógrafos, troca de figurinhas e estorias.Vale a pena ir, desde que você não acredite em tudo que eles contarem. 99% é pura ficção. Não tenha medo dos Ets; tenha cuidado de quem acredita cegamente neles!

Nenhum comentário: