terça-feira, 14 de agosto de 2012

Guia de Etiqueta Urbana - Trensurb

Acredito que, assim como eu que adoro "viajar" de trem, muitas pessoas também sentem emoção semelhante ao deslocarem-se pelo Trensurb. Sempre que posso embarco na Estação Mercado e vou até São Lepoldo (ou mais além!).

Sei de pessoas que ainda não conhecem e sei também que tem pessoas como eu que sonham em um dia, quem sabe, a linha se estender até Viamão (ou pelo menos ao Campus da Agronomia). E para tornar a viagem ainda melhor, a empresa lançou o "Guia Etiqueta Urbana", com pequenos conselhos que provavelmente o leitor já cumpre mas sempre podemos aprender algo! Boa Viagem!


 
Guia de Etiqueta Urbana - Trensurb

Com o intuito de facilitar a convivência entre os usuários no sistema metroviário – e além dele –, a Trensurb iniciou em 2011 a veiculação de uma série de dicas de convivência nas estações, trens, bilhetes e em seu site. A campanha, denominada Etiqueta Urbana, foi ampliada no segundo semestre do mesmo ano, apresentando novas sugestões de comportamento.



Sugerida pelos próprios usuários através dos canais de atendimento da empresa, a campanha Etiqueta Urbana deu origem a dez dicas. Dando seguimento a essa política de civilidade e boa educação nos trens, elas foram agrupadas em uma nova campanha de comunicação, que será veiculada em material gráfico e digital a partir desta quarta-feira, 13. Também na quarta, serão entregues aos usuários exemplares do guia de Etiqueta Urbana, a partir das 10h na Estação Mercado.

Além da nova programação visual – a adesivagem indicando os assentos preferenciais, por exemplo, já pode ser vista em alguns trens – um grupo de teatro fará intervenções artísticas, chamando a atenção para as “etiquetas”, em blitzes culturais na Linha 1 da Trensurb.

Para o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, a nova fase da campanha vem em momento oportuno. “Buscamos dialogar com os usuários do sistema para que, com pequenos gestos, contribuam para a boa fluidez dos serviços e o bem-estar de todos que utilizam a linha”, afirma.

As dicas e o guia

Com a perspectiva de ligação do metrô com o Aeroporto Internacional Salgado Filho através da tecnologia Aeromovel e de Porto Alegre sediar jogos da Copa do Mundo 2014, o guia Etiqueta Urbana tem textos em três idiomas: além do português, inglês e espanhol. A criação do material é da e21 do Grupo MtCom.
Confira as dez dicas contidas no manual que chega às estações e à web:

– respeite os bancos preferenciais;
– não obstrua as portas e acomode-se ao longo dos carros;
– mantenha-se à direita nas escadas;
– retire a mochila das costas;
– evite sentar-se no chão;
- use fones de ouvido ao viajar escutando música;
- não jogue lixo pelas janelas do trem;
- ao ler, não invada o espaço alheio;
- use o pega-mãos adequadamente;
- deixe livres as escadas para o fluxo de ir e vir.
Contato com a Trensurb:
Informações: (51) 3363-8477
Faleconosco: atendimento@trensurb.gov.br

www.trensubr.gov.br
www.twitter.com/trensurb
www.flickr.com/trensurb

Mensagens SMS 8463-9863 (24 horas )

Nenhum comentário: