sexta-feira, 29 de abril de 2011

Esotistas ou Cientéricos?


Está nascendo uma nova classe de "pesquisadores", não exatamente Esotéricos, muito menos de Cientistas. Falo de pessoas que, com base nos mais rudimentares conhecimentos em ciências tradicionais como Física, Matemática, Biologia, Astronomia etc, se julgam capaz de explicar o Universo.

Isso já havia sido tentado antes por lideres de diversas religiões, em especial a mais conhecida em nosso meio, a Católica e todas as suas filiais, digo, variantes. Na época onde "O Dogma era a Lei”, para defender os interesses econômicos da Igreja, milhares de pessoas foram para a fogueira e, com certeza, muitos excelentes cientistas. Talvez homens com tantas ideias que, se não tivessem sido assassinados, hoje com certeza estaríamos muito, mas muito mais avançados.

Felizmente essa era negra de nossa historia acabou (será?), mas hoje, em pleno Século XXI, esta surgindo um novo movimento que visa derrubar tudo o que se sabe. A mídia tradicional que lucra com tudo que vende bastante, principalmente com besteiras, não se move para orientar e, pelo contrario, coloca mais lenha na fogueira do conhecimento, salvo raras exceções. Hoje, o bacana é ter mente aberta para tudo. As pessoas falam em Física Quântica como se falassem de uma receita de bolo. Muitos nem sequer conseguem resolver uma equação do primário mas se dizem “Físicos”. Outros, colocam na boca de respeitados cientistas coisas que eles nunca falaram, sequer pensaram.

É comum igrejas, em especial a Adventista com base na fabula do Criacionismo, alegar que Charles Darwin teria dito que o homem descende do macaco. Coitado, deve estar se revirando lá no tumulo. Ele nunca disse isso. Estas empresas que visam lucro acima de qualquer coisa fazem tudo para avacalhar com os cientistas que foram contra seus negócios fraudulentos. O Governo Federal alheio a tudo pois nada vê (a não ser a grana não final do mês em suas contas), diz que Religião não se discute e que esta tudo liberado. Criticar Religião atualmente é crime gravíssimo e pode dar cadeia! Cuidado, dizem eles. Se pudessem, mandariam para a fogueira.

Desta forma, pessoas a meu ver completamente alienadas ou vigaristas, antes chamados de Esotéricos ou Religiosas, começam a se passar por Cientistas. Vestem ternos elegantes, deixam a barba crescer, cabelos estranhos, criam eventos, seminários, cursos etc onde passam as mais absurdas ideias. Essas reuniões ocorrem geralmente em grandes hotéis, shoppings e, pasmem, até mesmo em Instituições de “Cultura” etc. para apresentarem suas descobertas e assim venderem livros, revistas e outras quinquilharias. Outros não visam lucro mas o fazem apenas por algum problema psicológico que desconheço. Claro, toda regra tem sua exceção, e ainda tem pessoas que buscam a espiritualidade numa boa.

Imagine agora uma catástrofe mundial, tipo atividade solar acima do normal ou a queda de um asteróide, dizimando boa parte da Terra e destruindo as Instituições que a ainda a Governam? Sem exércitos, sem governo nem policia, em meio ao caos geral , estes grupos de fanaticos e religiosos tomariam o poder e na certa levariam a humanidade a uma nova era das trevas, talvez bem pior àquela que vivemos na Idade Média.

Por isso proponho criar um termo para este pessoal. Não sei se os chamo de “Esotistas” (de ESOTéricos + CientISTAS), ou Cientéricos (de CIENTistas + EsotÉRICOS). Seja como for, sou pessimista quanto a isso. Se antes sem a Internet a coisa já ia de vento em popa com essas maluquices, agora então... Acho que a guerra esta perdida.

Pai, eles são muitos e não sabem o que fazem!

Nenhum comentário: