segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Quem (Ainda) Acredita em Viamão?

Tenho notado ao longo destes 10 anos que lido com mídia em Viamão algo perturbador.

As pessoas parecem (ainda), que tem vergonha de Viamão e muitas não acreditam em sua cidade.

Quando estão na capital muitas dizem que moram “...ali na Agronomia.” Ou “...moro ali no fim da linha da VAP, Alto Petrópolis.”. Quando estão fora da região ainda é mais complicado: “Eu moro em Porto Alegre”; outros dizem “...moro em Viamão que é uma cidadezinha ao lado de Porto Alegre.”

Outra coisa curiosa é o”roubo” descarado de Tarumã que cismam em dizer que é de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. O Parque Saint Hilaire também dizem que é de Porto Alegre. Quando alguns jornais falam em grandes hotéis ou pousadas em Viamão escrevem “...o time do São Paulo ficou num hotel fazenda na região metropolitana de Porto Alegre.”

A frase que identifica nosso município também colabora: “VIAMÃO! E daí?”. Porque não mudar para algo diferente? Porque não “VIAMÃO! Cidade da Mídia.”. Ora, já tivemos momentos ao longo da historia recente que tínhamos uma dúzia de semanários. Rádios, em breve deveremos chegar a esse patamar.

Em matéria de Web, já que você deve estar lendo isso em algum blog ou site na Internet, temos 3 referencias que são o Viamão Hoje, a Revista Viamão e o Clic Viamão. Evidentemente são presenças tímidas pois não há investidores de peso nos mesmos, sendo que o único a ter atualização diária é o Viamão Hoje, isso graças a colaboração de dezenas de pessoas que “fuçam” na web e em outras mídias a procura de informações. Não é uma agencia de noticias em si. Espera que no próximo ano tenhamos mais uma referencia já na primeira página de procura, a Televia.TV . Claro que além desses existe uma infinidade de Blogs locais.

Quando se digita no Google a palavra Alvorada, o que se acha na primeira pagina? Apenas uma rádio, mas de Belo Horizonte. Cachoeirinha também ainda não possui, apesar de seu comercio agitado.Canoas, devido a sua própria estrutura, já possui um jornal, o Diário de Canoas enquanto Gravataí já possui um site muito bem feito (www.gravataitem.com.br) e um blog (www.gravataimerengue.com) . Guaíba tem seu www.guaiba.net . Esteio ainda não possui nada na primeira página enquanto a bela São Leopoldo possui duas referencias, o Jornal Vale do Sinos e o Viva São Leo (www.vivasaoleo.com.br). Mais distante mas ainda na região, Novo Hamburgo a despeito de seu progresso cultura possui ainda apenas 2 referencias que são o belo e muito bem feito www.novohamburgo.org e o de seu jornal . Uma curiosidade é que os sites de jornais de Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo não estão hospedados em próprios e sim de terceiros, muito lentos o que faz muitas pessoas desistirem de abrir, no caso de linha discada.

Já notei também que quando se cria uma idéia nova ligada a Viamão, muitos não acreditam e fazem cara feia. Um exemplo clássico recente foi o “Garota do Site”, idealizado por Silva Leandro que seria uma espécie de portal da beleza local (que diga-se, como temos moças bonitas!). No ar desde 2002 não houve investidores e apesar da divulgação relativamente fraca, praticamente ninguém se inscreveu, apesar de algumas empresas terem desejado comprar o domínio.

Bastou Silva Leandro passar para uma empresa de Porto Alegre, a Ke Produções e tirar o nome “Viamão” que a visitação teve um aumento de 950% fazendo parar o servidor, encher as caixas de e-mails, atordoar que estava no MSN querendo conversar com as candidatas. O mais incrível, mas já esperado, é que a grande maioria são de pessoas de fora do Estado. Como agora não é mais um site local e sim de projeção nacional, foi registrado um novo nome, que é o “Garota do Site Brasil”.

Isso tem dificultado a construção do novo portal que gostaríamos que tivesse fotos de garotas aqui de Viamão na home page, já que estamos desenvolvendo o site aqui. Entretanto, parece que teremos que colocar de fora do município. Esta semana a direção deverá informar possíveis prêmios para a vencedora de um concurso que busca justamente isso, identificar uma garota bonita de Viamão (rosto). A vencedora (ou vencedoras), estarão na Home Page do novo domínio www.garotadositebrasil.com.br da mesma empresa, a Ke Produções, que já trouxe o “Garota Verão” aqui para Viamão entre outros.

O Garota do Site agora é Garota do Site Brasil e não tem ligação alguma com o Viamão Hoje ou Televia.TV. Esta sob a responsabilidade da Ke Produções de Porto Alegre. Contatos somente pelo contato@garotadosite.com.br .

Fonte: www.silviomonteiro.blogspot.com

Nenhum comentário: