terça-feira, 15 de julho de 2008

Sanctis, Sanctis, Sanctis

Não, não é uma oração ou coisa parecida. Estou falando aqui do Juiz Federal Fausto De Sanctis talvez um dos últimos pilares da lei do Brasil. Um dos poucos a não ter medo de ameaças tanto de criminosos de carteirinha como de políticos do alto escalão. E são muitos, acredito que a maioria. Basta ver as votações das leis que sempre são votadas em defesa deles próprios e raramente em defesa do povo que os elegeram.


Enquanto algumas áreas da Policia Federal que ainda não estão tomadas pelo pior vírus que assola o planeta, em especial o Brasil, outras já se mostram aos poucos em serio processo de decomposição. Mas ainda restam células boas e que fazem de tudo para pegar quadrilhas de marginais mas que agora possuem o apoio do STF. É o final dos tempos do Brasil e o inicio talvez de algo pior que no tempo dos faraós.


Como disse o próprio De Sanctis, a soltura do banqueiro Daniel Dantas pelo presidente do “Supremo Tribunal Federal” foi a “gota d’água” do Judiciário Brasileiro. Se isso foi uma surpresa para o jovem juiz, não era mais novidade para o povo brasileiro que já esperava por isso. Fazer o que, cara tem muita grana.


Fausto De Sanctis, que recentemente participou de um ato de desagravo promovido por juízes, promotores e procuradores, disse que os magistrados estão se sentindo desprestigiados. E com razão. "Freqüentemente somos ameaçados por decisões judiciais comuns", disse. "Por isso acredito que esse movimento representa um grito da magistratura, é a gota d'água. Hoje em dia não se julga mais o fato, julga-se o juiz. O fato concreto é o que menos importa."


Sanctis, que recebeu o apoio de cerca de 400 juízes, promotores e procuradores, criticou as liminares concedidas por um único juiz que decide sem ter acesso às provas nem aos argumentos do magistrado de primeira instância. "A liminar individual por uma pessoa que não se debruçou sobre um fato complexo deveria, no mínimo, ser referendado pelos demais colegas (da corte)", acrescentou. "Uma pessoa sozinha desfaz o trabalho da polícia, que está há anos no caso, do Ministério Público, de umas 500 pessoas sérias. Muitas vezes isso é desfeito sem observar a prova, simplesmente sobre a abstração de direitos individuais", afirmou.


From www.silviomonteiro.blogspot.com

Viamão - RS

Nenhum comentário: