segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Rádio Santa Isabel - Uma Heroína Desconhecida

Não apenas em Viamão, mas em todo o Brasil e no mundo, grandes idéias e grandes pessoas só ter tornam famosas depois que terminam (ou morrem). Uma pena, pois se todos reconhecessem os valores destas entidades, nossa sociedade num todo estaria muito mais avançada.

Vou contar uma pequena historia local, de uma rádio que tenho acompanhado desde o nascimento. Numa bela tarde de verão, ao caminhar pelo meu quintal, ouvi numa casa muito distante um rádio ligado onde o locutor dizia ‘Rádio Santa Isabel FM, aqui de Viamão pessoal... Vamos ligar e participar ao vivo...” Consegui ouvir o numero do telefone e sai correndo para ligar. Para minha surpresa a radio estava instalada em frente a minha casa, a mais ou menos 20 metros. Já tinha observado a pequena torre em vermelho e branco mas jamais imaginava que seria uma radio local.

Confesso que meu coração bateu mais forte de emoção pois enfim, Viamão havia ganhando uma radio, uma voz no ar. A primeira pessoa que liguei foi para o Paulo Lilja que ficou também radiante (desculpe o trocadilho!). Claro que depois vieram outras emissoras, umas comunitárias e outras nem tanto é claro. Cheguei a participar de outra emissora, já extinta e pude sentir na pele as dificuldades de tocar uma radio local, por menor que seja.

O problema maior não são os custos nem as perseguições de empresas do Governo com objetivos suspeitos, mas sim a aceitação popular. Se todos dessem o devido valor a uma iniciativa local como esta, as coisas seriam melhores. As rádios teriam mais apoiadores, os apresentadores se sentiriam melhor ouvindo o telefone tocar varias vezes durante seus programas etc. Pelo que tenho notado nestes anos, parece que as pessoas de Viamão fazem cara feia para as coisas produzidas aqui, tentando comparar as iniciativas com empresas milionárias da capital. Ninguém quer concorrer com elas, a menos que seja doido!

Mais tarde a convite de Celso Broda, Diretor da Radio, que acompanhava e sempre apoiou o Viamão Hoje (www.viamaohoje.com.br), fui participar num programa jornalístico matinal. Claro que no inicio sempre fui meio cabreiro com os microfones mas fui me acostumando, ainda mais por ser um ambiente familiar, diferente de uma radio que te impõe alguma coisa. Claro que algumas normas devem ser esclarecidas e seguidas para a coisa não cair numa radio comum evidentemente. Notei no tempo em que estava lá, que o importante para a Rádio Santa Isabel é o ouvinte. Ele pode ligar ou visitar a emissora que sempre terá um espaço garantido, afinal a radio é comunitária, não é de ninguém e sim do povo. Isso ninguém pode negar.

Apesar dos avanços da digitalização de tudo que nem eu sei que caminho as comunicações irão tomar, acredito seriamente na Rádio Santa Isabel nos moldes como ele esta sendo feita. Com certeza irá melhorar, também será digital, virar uma TV mais tarde. Mas para isso não basta apenas o suor de seus mantenedores, mas do apoio, da confiança e do carinho de toda a comunidade de Viamão. Não venham dar medalhas mais tarde, o importante é valorizar estas iniciativas Hoje!

Silvio Monteiro – www.viamaohoje.com.br

Nenhum comentário: