sexta-feira, 5 de junho de 2009

Educação em Viamão: Furtos Ocorrem Até Mesmo nas Escolas Privadas

Não é surpresa para ninguém que as escolas públicas, em vista de serem gratuitas, abrem espaço para todo tipo de crianças e adolescentes. Na sua maioria vinda de famílias pobres, mas não por isso desonestas ou criminosas, são pessoas com poucos ou nenhum recurso. Mal possuem seu material escolar completo, como um compasso ou um caderno de grife. Merenda, quando podem levar para escola, resume-se a um cacetinho seco e uma garrafinha de Q-Suco. Felizmente, a grande maioria das pessoas humildes e pobres são honestas e ovelhas negras tem em todos os rebanhos.

Não é de se estranhar então que muitas crianças e jovens, “escorreguem” e furtam materiais de seus colegas, seja intencionalmente ou achando determinado material e não procurando entregar ou encontrar o dono. Claro que a mídia sempre mostrara que furtos e violência ocorrem mais em escolas publicas, até mesmo porque nas escolas publicas os jornalistas tem acesso fácil, ao contrario das escolas particulares que nem mesmo os pais podem entrar muitas vezes.

crianas-ruins-em-viamaoEvidentemente que, quem possuem um determinado material não iria pegar o mesmo material do colega e talvez por isso, ocorram mais furtos nas escolas publicas, onde crianças carentes e com pouca formação cultural, não pensem duas vezes antes de subtrair o bem de um colega. Deve-se levar em conta que existem muito mais alunos em escolas publicas do que nas escolas privadas, por isso esta impressão absolutamente errada de que “pobreza favoreça o crime“ ou que só tem malandros nas escolas publicas.

A psicologia explica que mesmo com pais que dêem boa educação para os filhos, muitos parecem que já nascem com o “vírus” do mau e se desviam para o caminho ruim, primeiro nas escolas furtando coisas simples, mais tarde, planejando complexos crimes.

Muitos podem achar que em escolas particulares em Viamão isso não ocorre e, em escolas de formação religiosa, isso seria praticamente impossível. Mas não é. Ano passado, um aluno de uma Escola na Santa Isabel reportou para sua mãe o sumiço de um livro relativamente caro de religião. Apesar de procurarem na escola, nada foi encontrado. O curioso é que sendo uma escola Adventista e o motivo do furto fosse um livro de religião, pareceria um furto sem nexo e algumas pessoas duvidam, mas muitos furtam não pelo valor em si da coisa e mais pela necessidade ou algum distúrbio da própria mente da criança.

Existem outros casos, mas em nossa sociedade, muitas pessoas preferem esconder as coisas com medo não se sabe exatamente do que. Depois as mesmas pessoas reclamam da criminalidade, dos impostos que são pagos e desviados, da miséria em nosso pais. Outras pessoas, mesmo pagando por melhores serviços, também tem medo de falar. Talvez seja devido a esta inércia “abobalhada” da população em aceitar tudo e “esperar que Deus” faça alguma coisa seja a principal causa da desordem em nosso Pais. Se você paga, por menor que seja o valor, COBRE! E as escolas particulares, em especial as de cunho “religioso”, geralmente são as mais caras, não necessariamente pelo conteudo ensinado, já que tudo é “tabelado” pelo Ministerrio da Educação.

Pois, nesta mesma escola, esta semana, mais uma vez foi relatado o sumiço de uma tesoura dentro da sala de aula que um aluno teria emprestado para outro colega que, devido possivelmente a baixa renda dos pais, não possui (ou não teria levado). Simplesmente acabou a aula e o garoto alegou que não tinha mais a dita tesoura, ou seja, a mãe do garoto que emprestou terá que comprar outra tesoura para sustentar alguém que não pode comprar, sem contar que isso seria um premio para que furtou.

Isso é preocupante, visto que, se até nas escolas ditas religiosas os valores básicos para que pessoas ditas civilizadas vivam em sociedade são deixados de lado para os alunos, do que adianta falar do ”Apocalipse” e outras teorias sem fundamento? Estas escolas deveriam se limitar e procurar ao máximo criar cidadãos cristãos no sentido da palavra e não em transformar as crianças em cabeças ocas que acreditam cegamente no que os pastores afirmam, sem pestanejar quanto a veracidade destas teorias, na sua maioria escritas sem experimentos científicos.

Evidentemente educação vem de casa, mas são justamente nas escolas religiosas que isso deveria ser mais exigido. Mas como foi dito no inicio, sempre existem ovelhas negras em qualquer rebanho e cabe aos professores identificarem e tentarem corrigir enquanto são crianças. Depois não adianta cobrar soluções impossíveis da Policia ou culpar o destino quando uma delas acaba indo para um presídio ou morta crivada de balas num beco qualquer de Viamão.

Foto from http://mausdafita.blogspot.com/2009/05/top-5-filmes-criancas-ruins.html

Nenhum comentário: