sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Os Limites da Ciência e da Tecnologia

Sempre imaginamos que para a ciência não há limites. Sempre vamos evoluir, criar um computador mais rápido, um avião mais moderno, um telescópio mais potente e assim por diante. Mas talvez existam limites mais claros do que podemos pensar. Muitas pessoas, em especial pseudos cientistas chamados Ufólogos acreditam que civilizações mais adiantadas possam viajar na velocidade da luz ou mesmo acima dela. Será mesmo?

É matematicamente provado que quanto mais nos aproximamos da velocidade da luz, mais pesados ficamos. Desta forma, uma nave ou uma forma de capsula para levar um ser vivo de um canto a outro da Galáxia, iria utilizar uma quantidade fabulosa de energia para, primeiro arremessar o objeto e depois, ir acelerando cada vez mais para compensar o peso que ele iria ganhar. É possível, mas para que? É o mesmo que Bill Gates pegar um avião e voar de Seattle até o Deserto do Saara para pegar um punhado de areia. Ele teria coisas mais importantes para fazer. Da mesma a forma, porque razão uma civilização faria uma viagem maluca destas se tudo que eles desejassem poderiam produzir nas suas imediações?

Já li que os “invasores” vem roubar nossa água, nosso oxigênio (até nossas mulheres segundo um Ufólogo). Oxigênio e Água tem no universo inteiro, não seria para isso. Outros mais “informados” dizem que a Terra é rica em Lítio, um elemento muito raro . Não é verdade. Até pode ser escasso na Terra, mas não na Galáxia. Há quem jure que eles vem trazer a palavra de Deus, em especial de Jesus Cristo (como afirmam os seguidores da Seita Asthar Sheran e mais recentemente do Projeto Portal em Mato Grosso do Sul). Pura falta de cultura e conhecimento. Muita gente que diz isso acha que Orion é um planeta e que esta logo ali, passando Plutão.

Só para ilustrar, a um ano atrás fui convidado por um amigo para conhecer o pessoal de Orion. Gente boa, simples e camarada que eventualmente, uma vez por mês fecham suas casinhas e viajam 15 mil trilhões de quilômetros para bater papo no meio do mato em Gorguinho – MS. Eu pensei comigo, esse cara tá louco ou tá ganhando rios de dinheiro enganando as pessoas. Dai ele me levou em Mato Grosso do Sul e numa noite tranquila como tantas outras, a cicerone que lá estava avisou que havia chegado a nossa vez de “falar com Deus”. Eu fiquei na minha, não quis fazer nenhuma pergunta a ele, afinal, quem sou eu para perguntar algo a Deus, não é mesmo! Por incrível que pareça estes deuses falaram mesmo, muito mau mas falaram com nosso grupo no meio do mato. Conversinha chata diga-se de passagem. Estranho como eles viajam 1.500 anos-luz e não podem aparecer durante o dia ou falar mais claramente. Mas quem sou eu para discutir os caprichos dos deuses. Se você acha que estou brincando, eu gravei a conversa e esta em www.youtube.com/silviomonteiro .

O Universo e as coisas que tem nele são um conjunto finito, da mesma forma que um cubo de aço. Assim, podemos escrever um extenso texto ou mesmo um pequeno livro sobre um cubo de aço, falando de propriedades matemáticas, físicas, constituição, utilidade etc. Mas chegará um momento em que não teremos mais nada para descrever sobre este cubo. Da mesma forma é com o cosmos.

Gostaria de pensar que somos infinitamente criativos, que sempre poderemos sonhar que algo será possível fazer, por mais absurdo que possa ser, como viajar no tempo ou falarmos com os mortos por exemplo. Mas a verdade é outra e deve existir um limite de compreensão das coisas. Talvez eu mude esta ideia sobre isso porque estou sempre tentando evoluir mas com os pés no chão, com bases cientificas. É um pouco chato ver as coisas desta forma mas é a única que busca a verdade, sem fantasiar, porque o universo não fantasia, ele é frio e lógico.

Nenhum comentário: