terça-feira, 17 de abril de 2007

Desculpas ao Papa

Sempre tive um visão totalmente contrária às religiões, em especial a Católica onde fui batizado “sem autorização”. Em vista disso, a figura dos Papas sempre foram meu alvo para lançar criticas. Mas esta semana tive algumas informações que me fizeram entender o pensamento do Papa e de algumas religiões.

Se hoje religião é sinônimo de ignorância ou algo para quem não tem mais para quem recorrer ou não se dá o devido valor, num passado distante eram de grande valia. Não falo aqui da religião verdadeira, da fé natural das pessoas. Pra mim, Deus está em todos os lugares ao mesmo tempo e principalmente, dentro de cada um. Desta forma, cada ser humano é em si, um Deus para si mesmo. Desta forma não é preciso ir a igreja vez que outra, sem vontade ou prazer algum como muitos que conheço. Também sei de "cristãos" que andam com a Biblia pra cima e pra baixo para esconder o que realmente são.

No passado, como não havia o poder dos jornais, rádios e TVs de hoje e os povos viviam na maior anarquia moral e a criminalidade era uma coisa sem limites (quase como hoje), era necessário alguém ou algum poder tentar minimizar aquele pandemônio. Isso aliado a questões que a ciência não explicava e ao interesse de alguns grupos de ganharam dinheiro fácil, foram criadas idéias fantásticas para deter essa onda.

Começaram aos poucos explicando tudo, desde o nascimento do universo com base no “achômetro” até a origem da vida e sua prolongação além tumulo. Desnecessário dizer que quem mais gostou destas idéias foram justamente os pobres, humildes, honestos e principalmente pessoas que tinham alguma fé verdadeira em seus corações.

A coisa engrenou tanto que a cada ano ou mesmo mês se solidificavam cada vez mais. Como todos sabem, as pessoas sempre precisaram de respostas para tudo e a grande maioria até hoje não gosta de pensar, desconhece ou não gosta do método cientifico. Muitas religiões nasceram ai e outras filosofias, seitas, cultos etc vieram em seguida. Uns mais para o lado do viver pelo viver, como algumas filosofias orientais que pregam largar tudo e curtir a floresta por exemplo e passar 30 ou 40 anos “refletindo sobre tudo” , sem tentar evoluir.

A verdade absoluta, aceitem ou não, é que se Deus deu ao homem seu cérebro diferenciado para pensar e para evoluir, é para evoluir. O homem não é uma criatura que nasceu para voltar para a floresta e viver comendo raízes, sem procurar evoluir cientificamente. Isso é bom para quem não gosta de trabalhar. Até pode ser que nossa sociedade não seja evoluída como pregam alguns mas é o que Deus nos impôs quando nos deu esse cérebro. As crises, crimes e demais mazelas da sociedade atual não são culpa da evolução cientifica como pregam alguns.

Então o Papa quando diz que devemos manter o casamento, evitar o casamento entre seres do mesmo sexo e tantas outras coisas que aparentemente o fazem parecer retrogrado, tem um fundo muito correto. É sabido que filhos de casamentos desfeitos não crescem naturalmente. E hoje, o casamento já é celebrado pensando-se na separação porque esta cada vez mais “bonito” dizer “Eu também sou separado(a)”. Os pais não estão nem ai para o que vai ocorrer com a cabeça de seus filhos

Algumas pessoas dentro de algumas religiões estão ai para tentar diminuir a anarquia desde os tempos imemoriáveis e tentam frear a liberação de tudo. Apesar de muitos bispos e padres como alguns papas não acreditarem no que pregam, o fazem para justamente para tentar manter essa ordem, origem de suas causas. E devem ser respeitados por isso. Eles lutam para tentar fazer o que os governos não fazem, pois governo não se usa da fé das pessoas nem do medo do inferno.

Como disse, a grande maioria do alto clero sabe que não existe diabo nem inferno e que ninguém vai pagar em algum lugar os crimes cometidos aqui nesta dimensão. Por isso governos de paises mais avançados não estão nem ai ao jogarem uma bomba atômica sobre uma cidade ou de subirem o preço dos alimentos para paises pobres fazendo milhões de pessoas morrerem de fome. Eles, como o Papa sabem que vão para o mesmo lugar dos bons e maus deste planeta. Imagina se todos soubessem disso?


Silvio Monteiro
www.silviomonteiro.blogspot.com

Nenhum comentário: