quinta-feira, 5 de abril de 2007

O lado não tão inocente do Viamão Incrível

Quem não conhece o Sr. Roberto Pêra e seu Viamão Incrível (www.viamaoincrivel.blogspot.com) . Com suas tiradas as vezes engraçadas e criativas, consegue aos poucos ir criando uma identidade local. Apesar de fictício, tem feito mais sucesso (ou escândalo), que muito bom escritor. A idéia, segundo o Roberto, não era essa.

Era para ser apenas um simples Blog como tantos outros que procuram mostrar a realidade nua e crua como dizem. Mas a realidade é tão cruel que se tornou sem graça. Poucos querem saber da verdade, do que esta ocorrendo realmente.

Enquanto isso, milhões de pessoas espiam outras na TV. Pessoas normais, com defeitos, que choram, brigam, fazem armações etc. Ou seja, as pessoas querem o banal, nada de superproduções ou textos clássicos.

Há mais de 10 anos lido com WEB e sei que tem muita pesquisa fajuta por ai. Pesquisas que querem induzir determinadas pessoas a pensar que os jovens (e até mesmo adultos), estão pensando somente em estudar quando pedem um micro de natal. Na verdade até estudam (as vezes), mas o grande atrativo que faz eles sonharem com essas maquinas maravilhosas é a diversão e principalmente, o contato virtual com outras pessoas e com o lado engraçado das coisas.

Aqui entra de leve, o Viamão Incrível. Aos poucos, com seus assuntos sempre ligados ao que esta rolando na mídia, não apenas local como deveria ser, mas geral (nacional e mundial). Desta forma, quando sai uma temporada de “Lost” e as pessoas procuram por assuntos referentes, encontram o Viamão Incrível e seus vídeos sem pé nem cabeça. Com certeza teremos Olimpíadas em Viamão, pois isso dará movimento no Blog.

Desta forma, é fácil ter assunto e fácil também ligar o mundo a uma localidade perdida no mapa. Este esquema parece que tem dado certo, “pois sem querer querendo”, tem puxado movimento até para o Viamão Hoje, já que faz parte de seu link.

Enquanto muitos se escabelam como eu para fazer seus sites, blog e outras mídias na WEB virem a tona neste imenso mar de informações, o Sr. Roberto Pêra em 5 minutos cria uma noticia absurda e joga em alguns dos sites de noticias onde o repórter é você, como no Digg, Reddit, Eu Curti entre outros. E como uma bola de neve, as coisas chegam a lugares remotos e a piada se torna uma noticia verdadeira (pra eles).

Evidentemente essa não era a intenção do Viamão Incrível e discute-se a continuidade do mesmo. Até que ponto isso é legal e interessante à Viamão e ao conhecimento geral das coisas? Sei que tem gente que foram até a Vila Florença esperando ver os “The Four Cats”. São as mesmas pessoas que acreditam que os homens não foram a Lua, que a Coca-Cola desmancha o corpo, que OVNI são coisas do diabo etc. O pior que são pessoas com ensino médio completo e algumas, pasmem, com o superior em andamento.

A culpa não é somente do Viamão Incrível. É um agravante, é claro mas que deverá permanecer no ar enquanto o Sr. Roberto Pêra achar que deve. Enquanto fizer sucesso apenas. São por essas coisas que o Sr. Roberto Pêra é uma figura virtual. Não existe na realidade e deverá manter-se no anonimato até o fim de seu tempo.

Nenhum comentário: