terça-feira, 25 de setembro de 2007

A Desvalorização de Viamão (Pelo Viamonense)



























Um dia destes um usuário de MSN que mora e trabalha em Viamão, de uma empresa de artes gráficas (não me recordo o bairro), me perguntou o que seria do Viamão Hoje com a chegada do Hagah. Na hora não sabia se era uma espécie de deboche ou piada, visto que uma coisa não tinha nada a ver com a outra. O Viamão Hoje não concorre com nenhum outro site, ainda mais que o investimento mensal no mesmo é irrelevante. Um portal como o belo e fantástico Hagah, ou Clic RBS investem milhões.


Existe, entretanto, uma saudável “disputa” por um primeiro lugar no sistema de busca, e nisso o Viamão Hoje sempre obteve os melhores resultados, muitas vezes aparecendo em primeiro. Na verdade o único site que poderia concorrer seria o Clic Viamão, criado pelo meu amigo Regis da Via Web Center.

Tenho notado também que muitas pessoas ditas “eruditas” fazem cara feia quando se fala em revistas, jornais ou até mesmo radio local. Dizem que são ruins, mal feitas, que toca musica de grosso, que esquecem os microfones ligados, que erram os textos etc.
Mas são emissoras feitas por pessoas simples como eu e você, pois todas são comunitárias e lutam bravamente para estarem no ar. Agora, as pessoas que mostram suas musicas, que tocam ao vivo são seus vizinhos, gente que anda de ônibus, que compra na feira como nós.

Querer bancar os bacanas e ficar falando que só ouve a Cidade, Atlântida ou outra qualquer é coisa de pessoas sem cultura local, sem tradição, sem amor próprio, ou seja, são um zero a esquerda e não se precisa delas mesmos. São estas que param seus carros nas faixas de segurança, que atropelam crianças, que andam com seus cães sujando as calçadas por não terem nada de bom para mostrar.

Estou dizendo isso justamente porque recebi um e-mail de alguém perguntando porque não fecho o Viamão Hoje porque agora tem a Zero Hora “ponto com”. Na verdade isso não me deixa mais irritado. Ficava nos primórdios do Viamão hoje, quando a visitação era de apenas 100 ou 200 por dia. Hoje recebo telefonemas até de jornais dos EUA, ou seja, é sinal que a coisa funciona e incomoda uma parcela mesquinha e idiota da comunidade. É isso é bom.

Para terminar gostaria de dizer que nunca a sociedade esteve em tamanha encruzilhada na área da mídia. Estudantes que saem hoje da qualquer faculdade, aqui ou mesmo nos EUA não sabem o que fazer porque nem mesmo seus professores sabem o que fazer. A Internet criada pelos americanos parece que é a besta tão citada no Apocalipse. As gravadoras não vendem mais e os jornais impressos estão sucumbindo. A própria rainha Televisão já começa a sentir os efeitos lá, onde tudo começa. A Alta Definição de imagens parece que irá resolver momentaneamente este problema.

A verdade é que a Web tem feito estragos em todas as áreas das mídias e puxando para si grandes volumes de usuários. O problema maior é que é difícil usar a mesma para ganhar dinheiro. Por mais investimentos que se faça, o que as pessoas querem mesmo, na web, são comunidades e jornais locais, coisa que a TV ainda não é capaz de fazer. O que faz sucesso são comunidades de pessoas que falam a mesma lingua e não querer saber o que ocorre no iraque por exemplo. Muitos sites gigantescos em visitação ainda trabalham no vermelho porque seus proprietários ainda não sabem como ganhar dinheiro a não sem em publicidade que muitas vezes não cobre as despesas.
Prestem atenção nas grandes Redes de TV que deverão investir em massa em jornais e produções locais (Globo, Record, SBT, BAND), sem tanta tecnologia cara mas sim na simplicidade. Por isso o Viamão Hoje está (e sempre esteve), no caminho certo.

Nenhum comentário: