terça-feira, 22 de janeiro de 2008

O Eterno Oba Oba de Dinheiro em Viamão – Casas Populares a R$ 100.000,00




















O Governo Federal, neste ano de eleições, deve começar a enviar valores vultuosos às suas prefeituras, em especial a nossa, Viamão. Depois de outubro, provavelmente as cosias voltem ao caos, ainda mais agora com as crises internacionais que poderá ser uma boa desculpa. Mas antes, devem desovar quantias enormes que não é difícil de se imaginar, para serem usadas nas próximas campanhas.

Primeiro o Governo local deixa (ou facilita), algumas famílias tomarem áreas verdes e lá se instalarem e tapa os olhos para o caso. Mais tarde, recebem uma fortuna justamente para recolocalos noutra área. Fortuna essa que poderia ser usada para criar um hospital, compra de ambulâncias moveis, postos da BM, escolas etc.

Porque não mapear estas áreas e cerca-las ou colocar a venda por preços acessíveis? Na verdade não o fazem porque são moedas vivas principalmente em época de eleição. Será que que as 106 famílias que serão transferidas serão aquelas que moram dentro dos valões da Augusta atualmente? Será que são residências comprovadas ou apenas 4 parede sem nunca terem sido ocupadas como ocorre muito no Brasil inteiro? Para onde serão transferidas? Será que estes novos terrenos não foram superfaturados? Será que quem vender não devolverá por baixo dos panos um certo percentual pára campanhas políticas? De quem eram estas terras?

Um vereador de Viamão me falou certa vez que outro colega também vereador estava utilizando verbas municipais para beneficiar suas terras. O mesmo teria comprado uma área enorme e estaria abrindo ruas e fazendo outras benfeitorias. Daí pode-se imaginar o que mais pode acontecer com o dinheiro publico.

Acho que deve ser feita uma comissão com participantes de todos os partidos e de lideres comunitários para utilizar esta verba, bem como com os empresários locais, que na verdade irão bancar estas obras faraônicas, já que são eles justamente que pagam a maior parte dos impostos.

Um comentário:

Cláudio A. Dullius disse...

Sílvio, acredito que o controle desta verba deverá passar pelo CONCIVI- Conselho da Cidade de Viamão, do qual faço parte, e lá tem cidadãos de bem que trabalham sem ganhar nada exatamente para cuidar destes tipos de problemas.
Não vai adiantar o prefeito querer botar a mão no dinheiro sem mostrar onde foi gasto porque estaremos de olho.
Não podemos deixar os maus costumes de Brasília chegar aqui em nossa cidade.
Dia 11 de fevereiro tem reunião e este assunto será abordado.