20/05/2008 - 12:40
A Coca-Cola e a Pepsi pretendem até o final de 2008 cessar o direcionamento de anúncios e demais peças publicitárias para crianças de até 12 anos. A idéia é auxiliar na luta global contra a obesidade infantil.
Além delas, outras fabricantes deverão endossar um novo código de marketing a ser divulgado nesta terça-feira, 20, pela International Council of Beverage
Associations. As empresas deverão se comprometer a instaurar o código em todo o mundo até o final de 2008, durante encontro anual da Organização Mundial de Saúde (OMS), nesta semana.
Pelas diretrizes do código, as fabricantes se comprometerão a eliminar o marketing de bebidas, inclusive refrigerantes, para qualquer programa com audiência composta predominantemente de crianças dessa faixa.
A política abrange meios de comunicação como televisão, rádio, mídia impressa, internet, SMS e cinema, além de merchandising. Água, sucos e bebidas com b
ase em laticínios estão livres das restrições.
A OMS e agências governamentais vêm pressionado a indústria de bebidas e alimentos a enfrentar a questão da obesidade entre os mais jovens. Este é o maior acordo acertado até agora. Para as empresas do ramo, o temor é de que elas tenham uma imagem negativa como a da indústria do tabaco, caso se dissemine a visão de que estão empurrando produtos prejudiciais às crianças.
O órgão de defesa do consumidor Consumers International (CI) avalia que o código não é o suficiente: "Nós precisamos de acordos globais de restrição que compreendam toda a indústria de alimentos e bebidas, e não de uma auto-regulamentação de caráter parcial", afirma o gerente de campanhas Emily Robinson.
Com informações do Financial Times.
Enquanto isso, outro refrigerante conhecido como Kofola, da República Tcheca e Eslováquia, e principal rival da Coca-Cola e da Pepsi no Leste Europeu, usou uma forma, digamos assim, excitante de se promover.
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