quinta-feira, 22 de maio de 2008

Silvio Monteiro reabre o caso Joana D’Arc

30 de maio de 1431. Era queimada viva, Joan D’Arc. Acusada de ser Bruxa pela Igreja, cinco guardas a mantiveram presa numa torre e pela manhã, 120 soldados a levaram a praça para alegria das pessoas que lá estavam para vê-la arder em chamas.

A moça, garota, mulher de apenas 19 anos, após lutar bravamente pelo seu país, a França, é condenada pelos próprios franceses, sendo mais tarde entregue aos inquisidores ingleses porque ouvia vozes.Mas Noé e Moises ouviam vozes e não foram chamados de bruxos pela Igreja.

Desta forma, a guerreira que foi ferida e presa aos 17 anos, ficou dois anos nas mãos hábeis e terríveis dos ingleses, até finalmente ser condenada a morte. A Igreja estava errada, como sempre, e pouco tempo depois se retratou mas já era tarde (como sempre). Foi beatificada e virou Santa em 1920 (do que adiantou?).

Se a Igreja hoje não acredita mais em bruxas, era sinal que estava errada. Se estava errada antes, muitas outras coisas que prega também podem estar. Não teriam os apóstolos criado um embuste ao dizer que Cristo teria ressuscitado?

Quantos inocentes ainda irão para as chamas em nome do egocentrismo da raça humana em achar que o Deus que governa o universo tem a nossa cara? Talvez o deus da religião católica sim seja este que a mesma pregue hoje, mas está longe de ser o Deus verdadeiro, que não pede sacrifícios. Se o homem foi feito à imagem e a semelhança de Deus estamos perdidos...

Será preciso outra civilização mais avançada chegar e provar que eles estavam errados? (como sempre). Não seria esta a explicação de tantos livros, tantos depoimentos ao longo da historia terem sito queimados, destruídos, escondidos até hoje para ninguém saber da verdade?

Alguns estudos atuais afirmam que Joana d'Arc sofria de Esquizofrenia, mas algumas pessoas preferem acreditar que o que ela ouvia e via era real. O que me intriga é que os santos que ela afirmava ver estão associados ao seu "destino": São Miguel Arcanjo é associado à guerra; Santa Catarina aos julgamentos e provas e Santa Margarida é protetora dos queimados.

Hoje, passados 577 anos, quase 6 séculos ainda se ouve os ecos dos gritos de Joana na fogueira. Há machas na historia que não se apagarão nunca, mesmo que rasguem as paginas, que queimem os livros e as pessoas.

(...)


Sempre que ouço a musica “Maid of Orleans – Joan D’Arc” do OMD, me dá um baixo astral, não pela letra que não sei exatamente do que fala, mas pela musica em si. Sei que ela fala de algo triste que aconteceu. Quem vê o show também se emociona com a dança maluca que o vocalista dança. Parece um daqueles bobos da corte, sei lá. Já me falaram também que é uma dança representando movimentos esquizofrênicos, em razão de que Joana (dizem), também sofria deste mal (Veja este Vídeo). Seja como for, resolvi imaginar uma letra para esta musica em homenagem a esta menina, moça, mulher e guerreira, Joana.

Leia mais:

Wikipedia

Arikah.net/enciclopedia-portuguese/Joana_d'Arc

http://santinho-de-pau-a-fala.blogspot.com/2004/02/joana-darc-no-poste.html




Nenhum comentário: