domingo, 22 de junho de 2008

Copie-me, logo, existo!

Tenho vários blogs em Viamão, cidade onde moro. Claro que tenho um oficial de noticias da cidade e outros das mais diversas áreas. Sei que meus textos e matérias são copiados até mesmo por jornais impressos o que me agrada muito. Eu também muitas vezes não tenho tempo de ler e refazer uma matéria interessante e simplesmente colo dentro de um de meus blgos, mas sempre informo a fonte.

Um dia destes me deparei com um blog onde seu autor esbravejava porque estavam copiando seus textos. Ele queria bater, prender e sei lá o que mais o cara faria se pegasse o “criminoso”. Pura demonstração de falta de maturidade. Pois bem, a solução para este pessoal “altamente criativo e egocêntrico” existe e consiste simplesmente em sair da web e deixar seus textos de onde não deveriam ter tirado: da gaveta.

Assim como as gravadoras de musica e produtoras de filmes ainda sonham em ganhar a guerra contra as cópias ilegais pela web, algumas pessoas egocêntricas querem que sua produção seja imortalizada, com seus nomes em Arial ou Verdana bem bonitinhos no rodapé. Caiam na real. Abandonem a Web! Quando a web foi criada, a idéia era esta, do contrario os Americanos orgulhosos como são, jamais a teriam criado.

A idéia básica é essa mesmo, proliferar o conhecimento, a informação e de graça. Agora, se uma musica é digitalizada ela se torna um dado, uma informação e portanto, deve ser distribuída livremente. O futuro é isso. Ninguém mais vai fazer uma musica num estúdio e depois viver de copias de sua fita matriz (ou arquivo digital matriz). Vai ter que batalhar, trabalhar mesmo indo tocar para seu publico. Afinal, não é isso que todo musico sonha, ser aplaudido por milhares de pessoas?

Quanto aos filmes, a mesma coisa. Se um filme é um dado digital, é informação que deve ser livre. Agora porque alguém ou alguma produtora registrou o filme e quer viver da venda de copias de um filme original, esse é problema dela. Que invente outra forma de ganhar dinheiro. A saída, talvez seja comerciais dentro do próprio filme. Qualquer vídeo mostra automóveis, placas de Coca-cola, Pepsi, marcas de computadores etc.

Acredito que cada vez será mais caro o preço deste tipo de comercial dentro dos filmes pois cada dia eles serão mais copiados e desta forma, mais vistos. O que é bom para as empresas que aparecem nestes vídeos. Na natureza tudo é questão de adaptação.

Não adianta tentar remar contra a maré da Web que não vai resolver. Deixe de ser egocêntrico, de querer aparecer com suas idéias, de se irritar quando alguém te copia. Se alguém te copia é sinal que a coisa é boa e deveria agradecer. A menos é claro que o cara que copia seja mais burro do que a fonte!

Podem copiar livremente!

Nenhum comentário: